Como forma de prezar pela qualidade dos acessórios e a satisfação dos clientes, a Relicário Vida fornece garantia de 6 meses contra defeitos de fabricação. A garantia não cobre mau uso e peças desgastadas pelo uso natural. Cuidados são importantes para conservá-las:
Para todas as peças, independente do material:
- Guardar cada peça separadamente, em local seco e em saquinhos fechados.
- Evitar atritos, quedas e impactos, que podem arranhar ou partir cristais e resinas.
- Evitar contato com água, produtos químicos e suor excessivo. Não banhar-se com os acessórios, seja em água doce ou salgada.
- Ao aplicar cosméticos, esperar alguns instantes para usar seu acessório.
Cuidados adiconais específicos para peças com plantas/cristais encapsulados em resina:
- Evitar contato com água, produtos químicos, suor excessivo, calor e sol prolongado.
- Guardar em local sombreado, sem fonte de calor e luz direta.
- O não cumprimento dessas recomendações pode ofuscar, amarelar e desgastar a resina, configurando mau uso.
As plantas utilizadas nas biojóias ficam protegidas em resina epóxi, livres de água e oxigênio. Contudo, por se tratarem de elementos naturais, as cores das plantas podem se alterar com o passar do tempo, apesar das formas se manterem. Toda resina epóxi está sujeita ao amarelamento ao longo do tempo. O processo de amarelamento da resina e despigmentação das plantas pode ocorrer devido à altas temperaturas e à exposição UV (luz solar e algumas lâmpadas). Utilizamos resina epóxi de alta qualidade com tecnologia de proteção UV, que retarda este amarelamento. Entretanto, para maior durabilidade e conservação das peças, os cuidados acima são necessários.
Assim como as roupas, os acessórios também precisam de limpeza e cuidados.
Para limpeza e conservação, basta passar gentilmente uma flanela mágica de jóias sobre as peças, que irá devolver o brilho de peças bem conservadas. Realizar esta simples limpeza logo após o uso e antes de guardar irá ajudar na conservação do seu acessório.
Caso estejam muito sujas, pode-se lavar as peças em água levemente morna e detergente neutro (recomendável sabão de coco), limpando bem as partes metálicas com ajuda de uma escova macia (evitando as áreas de resina, para não riscar). Enxague bem e finalize polindo gentilmente o metal, com pano macio e seco (de preferência flanela mágica para jóias, que será mais eficiente). Secar bem antes de guardar.
Caso a peça tenha elementos restritivos ao contato com a água (como alguns cristais, fios orgânicos ou fotos de relicários), não é recomendável lavá-las. Nesse caso, pode-se realizar a limpeza apenas com uso da flanela mágica para jóias. Caso seja possível isolar/retirar os materiais restritivos, pode-se fazer a limpeza com água normalmente no restante da peça.
Para os quadros botânicos, evitar a exposição prolongada ao sol, que pode amarelar rapidamente a resina.
Para limpar a superfície de resina, retire toda a poeira preferencialmente com espanador. Se necessário, em seguida passe delicadamente um pano de algodão úmido, tendo muito cuidado para não arranhar, e finalize passando um pano seco.
Caso a peça não tenha nenhum acabamento em tecido ou em madeira expostos, ocasionalmente, se necessário, também pode-se lavar com sabão neutro, espalhando com os próprios dedos, e secando delicadamente logo em seguida com um pano seco. Atenção: esse passo de limpeza não pode ser realizado em peças com acabamentos em tecido ou em madeira expostos, sob risco de depreciar a peça!